PERGUNTAS FREQUENTES

O que são as células estaminais?

As células estaminais são um tipo particular de células que temos no nosso corpo e que apresentam uma dupla capacidade que as tornam únicas. Por um lado, são capazes de se dividirem e dar lugar uma célula exatamente igual à primeira (auto-renovação), por outro lado são capazes de evoluir e dar lugar a umas células específicas de um órgão ou tecido (diferenciação). As células estaminais podem ser obtidas em diversas fontes.

A sua juventude torna-as especialmente atrativas porque a sua vida “útil” uma vez transplantada, é maior que a das células adultas já diferenciadas no nosso corpo. As Células Estaminais podem-se diferenciar em células de diversos tecidos.

Hoje as Células Estaminais do cordão umbilical são uma realidade é algo que não se questiona e foram convertidas numa fonte alternativa ao transplante de Médula Óssea.

Já existem mais de 35.000 transplantes em todo mundo de Células Estaminais provenientes do cordão umbilical para tratar mais de 80 doenças diferentes (alguns tipos de cancro, anemias e distúrbios do sistema imunitário).

Nos últimos anos, tem-se investigado a sua utilidade na Medicina Regenerativa (diabetes, enfarte, paralisia cerebral, regeneração dos tecidos…) com muito bons resultados em alguns casos.

Porque conservar também as células do tecido do cordão umbilical?
Demonstrações científicas evidenciaram que o tecido existente na pele e nos vasos sanguíneos chamado gelatina de Wharton, é uma das fontes mais ricas do corpo humano em células denominadas Células Estaminais Mesenquimais e que também podem ser facilmente expandidas em laboratório.

 

 

 

 

 

 

 

Como as Células Estaminais do Cordão Umbilical, têm a capacidade de autorregeneração e inclusive diferenciam-se em outro tipo de células de distintos tecidos com uma compatibilidade de 100% em caso de ser necessário um transplante.

As Células Mesenquimais têm um futuro prometedor no campo da medicina regenerativa, terapia celular e engenheira de tecidos.

O banco da Bio-Cord tem experiência em conservação das células estaminais?

O Banco associado à Bio-Cord, tem 15 anos a desenvolver esta atividade, com mais de 4.000 unidades resgatadas para transplante. Sendo que 10 destas amostras são de sangue do cordão umbilical.

É o único Banco privado na Europa a ter a Acreditação de qualidade JACIE. Esta organização científica é a única que certifica e acredita no campo de transplantes com Células Estaminais derivadas do sangue periférico e medula óssea.

 

Se for necessários, asseguram-me a disponibilidade das células?

Os laboratórios  contam com:

– Seguro de Responsabilidade Civil.

– Seguro apoiado pela Lloyd´s Insurance, que protege os pais contra qualquer instabilidade económica futura.

O processo pode ser prejudicial para o bebé ou para a mãe?
É totalmente indolor e seguro para ambos e a sua duração é aproximadamente 3 minutos.

 

 

 

 

 

 

 

Como é o processo e conservação do sangue e tecido?

Depois do parto, o profissional de saúde cortará o cordão umbilical previamente desinfetado e aplicará os cuidados necessários ao bebé. Nesse momento, antes de extrair a placenta do útero da mãe, realiza-se a recolha do sangue do cordão umbilical para uma bolsa que contem uma substância anticoagulante que vem no Kit e fecha-se perfeitamente; em caso de conservação do tecido, corta-se cerca de 15 cm do cordão e introduz-se num tubo com solução de conservação. Ambos, são enviados num dispositivo especial de transporte para o Banco.

O sangue e o tecido são transportado numa maneira rápida e segura, entre 24/48 horas para o banco de armazenamento onde se analisa e processa-se a amostra numa Sala Branca totalmente esterilizada; posteriormente congela-se em tanques de nitrogénio onde permanecerá até à sua utilização com um código identificativo único de cada paciente.

Por quanto tempo se conservam as células estaminais e a que preço?

O período de conservação das células estaminais que a Bio-Cord oferece é de 25 anos por 1.095€. Oferecemos também, o serviço Bio-Cord Advanced, que conserva as Células Estaminais do Sangue e do Tecido do Cordão Umbilical por 1.695€.

Os avanços tecnológicos e pertencer a um grupo internacional, permite-nos oferecer um preço justo e razoável com as máximas garantias de seguridade e qualidade, para todas as famílias que pensando no futuro, que decidam guardar as células dos seus filhos. Sem cotas anuais, nem cargos adicionais.

Como sabemos que as células foram bem conservadas?

Uma vez que as células são processadas e armazenadas, os pais recebem um Certificado de Conservação do Banco com os números onde as Células Estaminais foram armazenadas.

Este código é muito importante em caso de ter que usar as células e recomenda-se que o guarde num local seguro.

Podem ser usadas noutro familiar?
As Células Estaminais do seu bebé são totalmente compatíveis consigo mesmo e em caso de necessárias para um transplante, não haverá rejeição. Entre irmãos, a probabilidade de compatíveis 100% é de 1 para 4.Além disso, sendo de sua propriedade e tê-las criopreservadas pode conseguir as Células Estaminais de maneira imediata. Em caso de qualquer outro membro da família necessita-las para um tratamento, tenta-se primeiro encontrar um doador compatível na família e estudar-se-á a sua compatibilidade.

 

 

 

 

 

 

 

Em caso de parto múltiplo, é necessário mais do que um kit de recolha?

Sim, em caso de gémeos é necessário dois kits de recolha. Terá m desconto sobre o preço final do armazenamento do segundo bebé.

 

Qual é o futuro da investigação neste campo?

As futuras famílias se encontram uma oportunidade única de guardar este maravilhoso material como prevenção e se possível uso futuro para diversas doenças do sangue, como também para aplicação em medicina regenerativa.

Frequentemente são publicadas artigos e resultados sobre aplicações das Células Estaminas. Estão a ser investigadas em áreas como os Diabetes tipo 1, Parkinson, Alzheimer, Acidente vascular cerebral entre outras. Para além do seu uso potencial para regenerar outros tecidos, como o tecido cardíaco, pancreático, e neuronal.

TEM MAIS PERGUNTAS?

Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Telefone
Período de contacto
Hospital
Data prevista para o parto (obrigatório)
Mensagem (obrigatório)
Por favor insira o código de imagem
captcha

A Bio-Cord garante a salvaguarda do Direito à proteção de todos os dados, que sejam prestados voluntariamente pelo utilizador e autorizados por este e os quais serão tratados em concordância com a Legislação Nacional e Comunitária em vigor, lei nº 67/68, de 26 de outubro, relativa à proteção de dados pessoais, na lei nº 41/2004, de 18 de agosto, relativa à proteção da privacidade no sector das telecomunicações e no decreto-lei nº7/2004, de 7 de janeiro, relativo ao regime jurídico do comércio eletrónico.

Para obter mais informações sobre os benefícios que você tem que pertencer a esta empresa , por favor entre em contato com o nosso serviço Customer ou preenchimento do formulário.

  • 304 500 995
Solicitar informação