GLOSSÁRIO

Termos relacionados com as Células Estaminais

CÉLULAS ESTAMINAIS MESENQUIMAIS (CEM)

São um tipo de células estaminais que tem a capacidade de se autorrenovar e diferenciar noutro tipo de células (pulmonares, cardíacas, neuronais…), podendo assim, reparar tecidos danificados. O tecido do cordão umbilical é uma fonte rica neste tipo de células, que têm um grande potencial no campo da medicina regenerativa devido à sua capacidade de proliferação e imunomoduladora.

CÉLULAS ESTAMINAIS HEMATOPOIÉTICAS (CEH)

São um tipo de células estaminais imaturas, que se desenrolam e convertem-se e são responsáveis pela formação dos componentes do sangue (glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas) e do sistema imunológico humano.

TRANSPLANTE AUTÓLOGO

É o transplante que se realiza com células do próprio paciente.

TRANSPLANTE ALOGÉNICO

É o transplante que se realiza com as células de um doador familiar (relacionado) ou não familiar (não relacionado)

CRIOGENIZAÇÃO / CRIOPRESERVAÇÃO

Método de conservação da amostra (em tanques de nitrogénio líquido, refrigerando progressivamente até alcançar aproximadamente -190ºC) após realização de análises e processamento.

SALA BRANCA

É o lugar onde se manipulam as amostras, especialmente desenhadas para estar isentas de contaminação. Estes espaços têm de ter parâmetros ambientais estritamente controlados: partículas do ar, temperatura, humidade, fluxo do ar, pressão interior do ar, iluminação.

BANCOS DE CÉLULAS ESTAMINAIS

São centros que permitem o armazenamento das amostras sanguíneas provenientes do cordão umbilical. Se for um banco privado, através de um contrato garante aos pais que as células serão conservadas no tempo fixado, por ambas as partes e utilizadas, se for necessário, como um possível tratamento para o seu filho. Quando se trata de um banco público, a doação é solidária e anónima, podendo servir-se da amostra, um paciente que necessite e que seja compatível.

FONTES: MedlinePlus (www.nlm.nih.gov) – CSIC (www.csic.es) – Instituto Nacional del Cáncer (www.cancer.gov)

Solicitar informação